Centro de Tratamento Ascensão

Formas De Identificar Um Dependente Químico

O dependente químico consegue omitir seus hábitos de usuário de drogas, porém, não por muito tempo, pois sinais evidenciam a mudança de seu comportamento e rotina.

As suspeitas podem ser concretizadas sem que o dependente assuma o seu vício, pois os aspectos de uma pessoa saudável e alguém que faz uso de entorpecentes é diferente.

Além de causar um desvio de personalidade do usuário, tornando-o, muitas vezes, irreconhecível pelos seus parentes e amigos.

Comportamento dos Dependentes Químicos

Vamos identificar o comportamento de um dependente químico, podendo ocorrer algumas mudanças brandas e outras totalmente bruscas, porém, são variantes que fazem parte de praticamente todos os usuários de drogas.

Agressividade:

Alterações de humor e agressividade gratuita são comuns em dependentes químicos, os quais não conseguem ter auto controle sobre seus sentimentos e impulsos. Isso ocorre devido a alterações no sistema nervoso.

Desinteresse em hobbys:

Geralmente temos hobbys rotineiros, os quais fazem parte do nosso dia a dia, podendo ser uma atividade física ou jogar vídeo game, por exemplo.

Quando não há interesse em realizar algo que antes dava prazer, é um indício de algo errado acontecendo com a pessoa.

– Insônia:

Dependentes químicos tendem a ficar até dias sem dormir. As drogas possuem uma ligação direta com o sono, aumentando os níveis de adrenalina. O inverso também é um sintoma, quando há o excesso de sono.

– Falta de concentração:

Um dependente químico costuma ser disperso quando não está sob efeito de drogas. Isso se deve porque as drogas alteram o sistema nervoso, fazendo com que ele queira sempre o estímulo do entorpecente para trabalhar.

– Hiperatividade:

Há pessoas com esse problema crônico, porém, quem nunca teve sintomas e não consegue ficar quieto ou parado por muito tempo, pode estar sob efeito de drogas ou abstinência.

– Ansiedade:

Uma característica de dependentes químicos é a grande quantidade de pensamentos e atividades realizadas. O usuário de drogas praticamente não para, não se cansa e sempre está ativo.

– Notas baixas e problemas com ensino:

As drogas afetam o estudante e causam baixo rendimento escolar, baixando a concentração, capacidade de aprendizagem e fazendo com que o usuário fique sempre disperso.

– Abandonar amigos:

Uma forma de identificar se a pessoa está fazendo uso de entorpecentes é observar as pessoas de seu convívio. Geralmente, usuários de drogas costumam deixar de conviver com amigos e mudar de ares.

– Mudanças de humor:

Os entorpecentes causam mudança no sistema nervoso e nos níveis de adrenalina, portanto, o humor nunca está estável. Mudanças bruscas ocorrem, geralmente sem razões ou estímulos.

– Fuga do contato visual:

As pessoas que possuem problemas com drogas tendem a ter dificuldade em olhar diretamente nos olhos de alguém, costumando evitar o contato visual, podendo ser por nervosismo ou pelos níveis de adrenalina.

– Falta de vaidade e higiene:

Usuários de drogas tendem a não se preocupar com a aparência e higiene, não se importando com vestimentas e ficando longos períodos sem tomar banho e escovar os dentes.

– Mudança de hábitos:

É um dos típicos indícios de que a pessoa pode ter entrado no mundo dos entorpecentes. Ocorre quando as rotinas são mudadas e atividades são extintas, repentinamente.

Alteração de comportamento em geral:

Observando um usuário de drogas, é possível notar mudança em toda sua forma de agir e pensar. Nota-se variantes na comunicação e na forma de agir e lidar com as outras pessoas.

– Pupilas dilatadas:

Essa característica de dependentes químicos sob efeito de drogas não há como disfarçar. Geralmente as pupilas ficam dilatadas e o usuário costuma não piscar com tanta frequência, aparentando estar sempre em alerta.

– Alterações de apetite:

As alterações na alimentação são parecidas com as do sono, ou seja, usuários de drogas podem ficar longos períodos sem se alimentar, como também podem ter um aumento significativo no apetite.

– Distanciamento da família:

Além dos amigos, o dependente químico também se afasta da família, se tornando cada vez mais recluso no seu mundo.

Quando não há motivos e repentinamente a pessoa se distancia de seus familiares, é um indício de problemas com entorpecentes.

– Mudança de rotina:

Ao longo da dependência química, rotinas básicas do dia a dia, são totalmente alteradas. O usuário de drogas não consegue desempenhar suas funções em casa e no trabalho com a mesma aptidão de antes.

Como Ajudar um Dependente Químico

A dependência química é uma doença e precisa ser tratada. Caso tenha algum amigo ou familiar, o qual tenha notado essas mudanças em seu comportamento, procure ajuda especializada para saber como lidar.

Entre em contato conosco! Estamos localizados na Cabeceira de São Pedro, Zona Rural, a apenas 12 km de Teófilo Otoni –MG.

Teremos o maior prazer em lhe receber em nosso Centro de tratamento Ascensão, tenha mais informações clicando Aqui.

Sair da versão mobile