O álcool é a droga lícita mais consumida do mundo, estando presente em todas as classes sociais. O problema acontece quando o uso passa do nível moderado e se torna um hábito, o que geralmente é imperceptível no primeiro momento.
Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, o uso do álcool é um dos maiores males da saúde pública mundial, sendo o Brasil um dos países com maior índice de consumo, com um aumento de mais de 40% em 10 anos.
O alcoolismo não é um problema que afeta apenas o alcoólatra, é um mal que traz sérias consequências também para a família e as pessoas do ciclo social do dependente.
Tratamentos para o Alcoolismo
Existem inúmeros tratamentos para dependentes de álcool, podendo ser através de medicação, consultas com psicólogo ou apenas através do apoio familiar, variando de acordo com o grau de alcoolismo da pessoa.
O princípio do tratamento para o alcoolismo depende, inicialmente, do dependente conscientizar-se de seu problema para, enfim, ter um respaldo médico e serem definidos os métodos utilizados.
Em 1935, através do AA, Alcoólicos Anônimos, foi criado os “12 Passos”, um programa para tratar, desintoxicar e ressocializar o alcoólatra. Esse método é utilizado até hoje e, inclusive, também para o tratamento de dependentes químicos.
Os 12 passos utilizam princípios médicos, psicológicos e espirituais para ajudar o alcoólatra a eliminar o vício de sua vida, auxiliando o dependente a viver em paz harmonia e harmonia consigo e com a sociedade.
Os 12 Passos para o Tratamento do Alcoolismo
Nos Estados Unidos, um médico e um corretor da bolsa de valores de Nova Iorque, frequentadores do AA, criaram o programa dos 12 passos, pois suas vidas estavam devastadas por conta do consumo do álcool.
Seguindo o lema “só por hoje”, ou “um dia de cada vez”, o tratamento visa a abstinência total do dependente e o compartilhamento de suas experiências com outras pessoas com vícios, podendo estar em paralelo com outros métodos de tratamento.
Vamos conhecer agora cada um dos 12 passos:
-
1º: Admitir e permitir viver o novo
Consiste no alcoólatra admitir sua fraqueza perante o vício do álcool, sem justificar a dependência com outros problemas, e aceitando o alcoolismo como superior às suas vontades, assumindo a necessidade de ajuda.
-
2º: Acreditar e crer que não está sozinho
Esse passo lida com a espiritualidade, tendo como princípio de que há uma força superior para auxiliar o alcoólatra a vencer o vício. A fé é uma das alternativas para a pessoa recuperar a sanidade.
-
3º: Entregar a vida e a vontade aos cuidados de Deus
Como no segundo passo, a espiritualidade continua a ser utilizada para o tratamento. Nessa etapa, é mostrado ao dependente que a fé pode superar qualquer vontade superior à ele.
-
4º: Descobrir as barreiras e falhas
É uma reflexão para ajudar a descobrir onde a pessoa está errando para não ter forças sobre o álcool e o vício. São salientados os erros, onde o dependente elege um padrinho, o qual tenha passado pelos 12 passos e o auxiliará no restante do programa.
-
5º: Admitir os erros
Após descobrir, é a hora de falar e expor os medos e anseios para os colegas. Uma das principais exigências é o dependente ser sincero e honesto com os outros membros, compartilhando toda sua experiência.
-
6º: Permita Deus corrigir suas falhas
Buscando o crescimento da espiritualidade, esse passo visa tornar o dependente uma pessoa melhor, para si e para o mundo, incentivando a prática do bem e a luta contra seus problemas.
-
7º: Ser humilde e reconhecer os limites
Novamente é hora de reconhecer os defeitos e falhas e aceitar a ajuda superior, com a sabedoria de que não é fácil conseguir vencer as batalhas sozinho.
-
8º: Enxergar as falhas
Nesse passo, o dependente deve listar todas pessoas que foram prejudicadas através de seus problemas, a fim de achar formas de reparar todo o mal causado, conscientizando o alcoólatra das consequências de seu vício para com os outros.
-
9º: Consertar os erros
É basicamente a continuação do passo anterior, pois depois de localizar e listar os danos causados, o dependente deve agora reparar os problemas provocados pelo seu alcoolismo.
-
10º: Fazer das mudanças uma rotina
Prosseguindo os dois últimos passos, a pessoa deve manter a correção dos erros diariamente, sempre revendo, admitindo e aceitando todas as falhas cometidas, tornando essas atitudes como rotina de sua vida.
-
11º: Manter a fé, a espiritualidade e o equilíbrio
Após todo o aprendizado dos dez primeiros passos, deve-se ter o controle sobre sua espiritualidade, através de meditações, orações e a prática diária do exercício da fé.
-
12º: Compartilhar a experiência
O último passo do programa é ser a base para os próximos dependentes, os quais necessitarão de apoio de pessoas experientes e com vivência parecida.
É a hora de ajudar outros alcoólatras com os ensinamentos recebidos e executados.
Para finalizar, se estiver precisando de ajuda, não deixe de conhecer nosso Centro de tratamento Ascensão, estamos localizados na Cabeceira de São Pedro, Zona Rural, a apenas 12 km de Teófilo Otoni –MG.
Venha conhecer nosso trabalho!
Entre em contato clicando Aqui.